Escolha ser o tipo certo de amiga

Você não é responsável por aquilo que sua amiga faz ou não faz para você. No entanto, você é responsável pelo tipo de amiga que é para as outras pessoas. Eis algumas escolhas que você precisa fazer se quiser ser uma amiga excelente. Quando você fizer essas escolhas, mulheres – os tipos certos de mulheres – baterão à sua porta querendo ser suas amigas!

Escolha crescer em intimidade com o Senhor. Se você deseja crescer em sua vida espiritual e conhecer Deus mais intimamente, só aceitará uma amiga que também compartilhe sua paixão por Deus. Você buscará em todos os cantos uma mulher que seja sua irmã gêmea no que diz respeito a amar ao Senhor. E onde você encontrará esse tipo de pessoa que compartilha sua paixão por Jesus? Em geral na igreja, em algum estudo bíblico para mulheres ou em um grupo de oração.

Escolha ser você mesma. Não há necessidade para impressionar outras pessoas ao dizer e fazer as coisas que não são verdades para você. Você busca uma amizade verdadeira, e não falsa – então não seja falsa. Se quiser crescer espiritualmente, escolha ser o que Deus deseja que você seja – genuína. Além disso, se você se sentir confortável com quem você é, as outras pessoas se sentirão confortáveis a seu lado. Mesmo que não tenham a mesma crença que você tem, elas a respeitarão pela verdade que você representa. Portanto, seja você mesma – seu ser sincero e maravilhoso. Deus lhe trará pessoas com mente similar à sua para que sejam amigas.

Escolha ser leal. Não queira ser amiga apenas nos bons momentos. Tenha certeza de que você sabe exatamente o que isso quer dizer. É aquele tipo de amiga que cai fora assim que algo ruim acontece. É uma grande amiga desde que nada fique complicado ou doloroso. Em geral, esse tipo de amizade é de uma única via. Desde que você faça as coisas como essas amigas querem ou concorde em tudo com elas, a amizade segue às mil maravilhas. Contudo, no momento em que a situação se complica, essas “amigas” desaparecem.

Ser leal quer dizer estar pronta para apoiar, auxiliar e encorajar a amiga. Essa é a razão pela qual a lealdade é essencial em qualquer amizade. Na Bíblia, a amizade de Davi e Jônatas era caracterizada pela sólida lealdade, mesmo em meio à adversidade. Eles se amavam e encorajavam no Senhor, permanecendo juntos em momentos difíceis. Eles se conheceram ainda jovens, quando eram guerreiros, e nosso último vislumbre dessa amizade é de Davi lamentando a morte de Jônatas. A amizade deles era do tipo até-o-fim-não-importam-as-circunstâncias. Você pode ler a respeito dessa amizade em 1 Samuel 20:14-17

Como você avalia sua lealdade como amiga? Você é uma “amiga mais chegada que uma irmã” (cf. Prov.18:24)? A lealdade começa com você sendo leal.

Escolha ser honesta. Confiança é outro aspecto essencial em qualquer relacionamento. Se quiser ter amigas e amigos que são honestos com você, então você precisa ser honesta com elas. A honestidade é um dos benefícios da verdadeira amizade. A Bíblia apresenta esse fato da seguinte maneira: “Quem fere por amor, mostra lealdade, [...] do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Pv.27:6,9, NVI). Você e uma verdadeira amiga devem ajudar uma à outra a se aproximarem mais dos objetivos e padrões de Deus. Diga a verdade. Seja uma mulher de palavra. E fale quando vir algo que não está correto. Ah, lembre-se: a honestidade é uma via de mão dupla! Esteja sempre disposta a pedir conselho e aceitar a correção de uma amiga.

Escolha encorajar. Você já pensou em como é fácil dizer às pessoas tudo o que você acha que elas estão fazendo de errado? Dizer que estão usando a roupa inadequada para a ocasião ou agindo da forma equivocada. Mas como seria muito melhor apontar as ações e atitudes corretas das outras pessoas!

Era assim que Davi e Jônatas agiam. A amizade deles se fundamentava no amor mútuo por Deus. Portanto, quando Davi foi marcado para morrer pelo rei Saul, o pai de Jônatas, este “ foi falar com Davi [...] e restaurou sua confiança em Deus (1Samuel 23:16). Isabel e Maria também encorajaram e abençoaram uma à outra no Senhor.

A mensagem de Deus é para que todos os cristãos, homens e mulheres, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros ( 1 Ts 5:11). A melhor maneira de encorajar uma amiga é ajudando-a a encontrar forças em Deus. Compartilhar as Escrituras. Orar juntas. E fazer um elogio sincero. Seja específica em seu louvor. Saliente as coisas que você aprecia em sua amiga, algo que você vê em sua conduta ou admira em seu caráter. Determine-se a edificar as outras pessoas, em vez de procurar destruí-las.

Escolha cultivar amizades. As boas amizades não acontecem da noite para o dia. Você tem de fazer uma escolha consciente para estreitar e manter os laços de amizade. Isso, como o cuidado com um jardim, requer tempo, zelo, esforço e oração. Exige pensamento e planejamento – um telefonema, um e-mail, sentar-se com uma amiga que está doente, ou com o coração partido, compartilhar um almoço ou apenas passar algum tempo na companhia da outra pessoa. Amo o que o apóstolo Paulo disse a seus amigos em Filipos:...”estais em meu coração.” (Fp.1:7)

Você tem uma melhor amiga? O que você pode fazer hoje para alimentar e cultivar essa amizade?

(Texto extraído do livro: Como fazer escolhas certas – de Elizabeth George)