Truques caseiros para disfarçar as olheiras

                Parece um fardo para quem as tem. Acordar e se deparar com elas, as olheiras. O pior é você tentar disfarçar com seus makes e mesmo assim, no decorrer do dia chega aquela amiga ou amigo e diz: Nossa! Você está com olheiras! – Quem nunca passou por isso? Você fez o que pode, mas, não teve jeito.
               As olheiras são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele, ou resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação. Elas podem ser de origem genética, hereditárias, ou podem ser a soma de fatores adquiridos ao longo da vida.
               Elas podem aparecer por noites mal dormidas, estresse, fadiga, rinites e alegrias, e exposição ao sol. Para algumas mulheres as manchas são bem comuns no período pré-menstrual e até na gestação.
               Você deve procurar um dermatologista para saber as causas, mas há alguns truques que você pode fazer em casa para amenizar o problema. São eles:

Compressa com chá de camomila ou chá verde

Faça o chá mais concentrado e depois de esfriar coloque no freezer (com os saquinhos) por alguns minutos. Retire e aplique sobre os olhos por cerca de 10 a 15 minutos. Molhe algumas vezes o saquinho no chá gelado e reaplique. Faça a compressa deitada, com a cabeça elevada. Essa posição vai estimular os vasos a voltarem ao tamanho normal reduzindo o inchaço.

Compressa de leite e mamão
Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), de modo a formar uma "papinha". A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou repousar sobre uma gaze, colocada previamente sobre as olheiras. Deixe agir por 15 minutos e lave em seguida.
O leite possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele - o que já era utilizado, inclusive, por Cleópatra, em seus famosos banhos de leite. Já o mamão possui papaína, enzima que promove renovação da pele.

Compressa com água boricada ou soro fisiológico
Umedeça pedaços de algodão com água boricada ou soro gelados e aplique na região dos olhos. Deixe agir de 10 a 15 minutos.

Massagem com óleo de coco
Separe uma colher de sopa de óleo de coco e faça uma massagem suave debaixo dos olhos e deixe que o produto atue por 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem com água fria.

Alguns cuidados e truques são úteis para disfarçar as olheiras:
• Passe um corretivo. Além dos tradicionais, existem corretivos coloridos, cada um com a sua função. Para disfarçar olheiras, experimente o corretivo amarelo. Esse tipo de tom se neutraliza com a cor da pele e ajuda a esconder os tons em evidência da olheira. Mas, se o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo da cor de sua pele.
• Utilize truques de maquiagem com base e pó facial.
• Durma o suficiente. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito — e isso se reflete no dia seguinte.
• Antes de dormir, passe um creme cosmético específico de hidratação da área dos olhos. Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local.
• Pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável.
• Lave o rosto com água fria, que promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras.
• Faça massagens circulares suaves na região dos olhos.
• Evite a exposição ao sol para evitar a pigmentação de melanina abaixo dos olhos.